segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Dica de Saúde

Cuidados para olhos saudáveis



O clima seco que perdura em grande parte do país há alguns meses tem trazido muitas queixas, e os olhos são uma das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos da estiagem, apresentando ardência e coceira. Nestas horas, compressas ou aplicações de colírio podem diminuir ou eliminar os desconfotos, porém, os cuidados com os olhos deveriam fazer parte do dia-a-dia, pois esta sensível área requer mesmo atenção especial. Vale a pena, pois eles são um dos nossos mais importantes "tradutores", e também cartão de visita.

O Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, esclarece que o uso de colírios, feito rotineiramente por muitos, deve ser feito com a prescrição de um especialista, pois dependendo da formulação o problema em vez de ser solucionado pode ser agravado. Um vez com o colírio correto para cada função, é preciso estar atento a forma correta de aplicar o produto para que possa fazer o devido efeito.

“Com a cabeça inclinada para trás, você deve puxar levemente a parte inferior da pálpebra, formando um bolso, e só então pingar as gotas necessárias. Ao contrário do que a maioria faz, não fique piscando. Com olhos fechados, pressione o canto interno e aguarde por dois ou três minutos, até que o produto alcance todas as áreas importantes", esclarece Dr. Renato.

A mudança de alguns maus hábitos também são importantes para a saúde ocular, como cuidar para não assistir a TV muito próximo ao aparelho ou por várias horas seguidas. “Não há comprovação de que assistir TV faça mal aos olhos, mas é importante manter uma distância de pelo menos dois metros da tela e evitar passar horas contínuas em frente ao aparelho. Essa prática evitará sintomas comuns como dor de cabeça, vermelhidão e sensação de cansaço na vista, embaçamento e lacrimejamento em excesso. Isso vale também para aqueles que passam horas em frente ao computador, videogame, lendo ou escrevendo”.

Para os que ficam na frente do computador, regular a intensidade da luz do monitor pode ser uma boa dica. “Telas muito brilhantes, que emitem grande quantidade de luz, acabam cansando mais rapidamente a vista e prejudicando a visão. Muitas pessoas, ao término do trabalho, sentem desconforto visual. Esse problema é simples de resolver e evita o desenvolvimento de doenças de refração, como miopia crônica”.

Amigo número um dos olhos: óculos de sol com proteção contra raios ultra-violetas. “Usar esses óculos de sol deve ser prática comum sempre que uma pessoa sai às ruas. Tanto a luz como o alto índice de poluição fazem mal à vista e podem ser controlado por essa prática simples. Lavar os olhos com bastante água durante o dia e pingar algumas gotas de lágrima artificial também ajudam a limpar o globo ocular e prevenir doenças”.

Usar maquiagem dermatologicamente testada e sempre na área externa dos olhos é outro cuidado fundamental. “As mulheres não devem usar lápis na parte de dentro dos olhos. Dependendo do produto, se não for hipoalergênico, poderá provocar uma coceira tão grande e comprometer a acuidade visual”.

Os olhos não são para serem "coçados" ou esfregados. “O melhor que se pode fazer, quando sentimos que um simples cílio ou mesmo alguma partícula entrou no globo ocular, é puxar a parte de cima da pálpebra com cuidado, levá-la ao encontro da pálpebra inferior e, ao mesmo tempo, tentar mover o globo. Se essa tentativa não for bem-sucedida, ainda se pode tentar lavar o olho com água em abundância. Por último, se os procedimento anteriores falharem, procure um especialista”, afirma.

Estetica Guia

Nenhum comentário: